Descrição:
“Nossa Senhora do “O” / “Ó”; Expectação da Virgem; Iconografia Mariana; Arte sacra portuguesa / ibérica; Imaginária religiosa, feminina e medieval; Museu de Santa Maria de Lamas.
Pertencente ao acervo de Arte Sacra do Museu de Santa Maria de Lamas, integrada nas suas “sub-coleções” de Imaginária religiosa, medieval e feminina; exposta na primeira sala deste complexo, em virtude da recolha individual e aquisição de bens colecionáveis por parte do “industrial rolheiro” Henrique Alves Amorim (1902-1977), a obra de arte que serve de objeto de estudo central deste ensaio foi entalhada em vulto pleno. Enquadrando-se num momento cronológico de índole medieval, entre os finais do século XIII e as primeiras três décadas do século XIV.
De suposta linguagem gótica e “feitoria” ao gosto Ibérico, representa a iconografia de uma “Virgem expectante” e foi modelada em Madeira, com aplicação, desde a sua possível estética pristina, de policromia requintada.
Em linhas gerais, do ponto de vista simbólico e iconográfico, esta escultura tributa e interpre-ta um momento pictórico dedicado ao “Mistério da Expectação”, expressivo do culto a Maria grávida de Jesus. Tradicionalmente invocado pelo desígnio popular: “Nossa Senhora do “O”/”Ó”. Representativo da analogia formal entre o ventre rotundo de Maria e o grafismo circu-lar da letra “O”; ou alusivo à exclamação inicial / suspiro “Ó”, presente na globalidade dos cân-ticos, proclamações e rezas das sete “Antífonas do Magnificat”. Antecessoras do “Nascimento de Jesus” e também conhecidas como: “Antífonas Maiores” ou “Antífonas do “Ó”.
Avaliações
Não há avaliações ainda.